Praias Fluviais da Guarda

 

 

A região da Guarda situa-se no interior montanhoso de Portugal, mas no seu coração guarda Praias Fluviais fantásticas à espera de serem descobertas e saboreadas por aventureiros amantes da natureza.

Neste Verão faz as malas, pega no carro e põe-te a caminho! Entre as muitas praias que irás encontrar no caminho, não percas:

A praia Fluvial de Valhelhas, com bandeira azul e mergulha nas águas cristalinas do rio Zêzere. Aqui também encontras o parque de campismo, parque de merendas, bares de apoio, campos de jogos, rampa submersa de acesso à água, ponte de ligação de margens, área relvada e sombras naturais. Se te apetece comer uma refeição opípara vai ao restaurante Vallecula e delicia-te com a comida tradicional da Serra.


A Praia Fluvial de Loriga, com bandeira verde. Enquanto mergulhas nas águas límpidas do rio Alva, aprecia os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale e encanta-te com a pitoresca vila adjacente de Loriga, conhecida como a Suíça Portuguesa.



A praia Fluvial de Aldeia Viçosa, com bandeira azul que te convida a refrescar no único rio que nasce e desagua em território português: o rio Mondego. Aqui podes usufruir do parque de estacionamento, parque de merendas, bar, campo de jogos, piscina com escorrega, passadiços nivelados, relvados com sombras naturais de árvores centenárias.

 

Viagem aos Castelos Encantados

A natureza desperta do seu longo sono de Inverno. Com a Primavera é chegada a hora de partires à aventura por uma zona feita de encanto e magia, onde os sonhos se tornam reais e o tempo volta para trás…

As Aldeias Históricas da Guarda são pequenos recantos encantados que guardam estórias de conquistas e tradições. A envolvente geográfica e os Castelos Encantados ilustram o âmago destas terras ímpares, marcadas pela cor e o uso da pedra nas construções centenárias.

Aproveita estes dias fantásticos e regressa à idade média descobrindo Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso e Linhares da Beira. Viajando para sul sente o pulsar de Sortelha, Belmonte e Castelo Novo.

Cada Castelo Encantado guarda segredos, lugares e sabores muito próprios que tu irás descobrir e amar… deixando-te sabor a pouco!

 

 

Deixa-te levar pelos ares da Serra da Estrela

Na Covilhã, a caminho da Serra da Estrela, desde o dia 1 de Abril 2014 encontras uma nova unidade hoteleira, instalada num edifício construído no início do séc. XX que era o antigo sanatório dos ferroviários das Penhas da Saúde e cujo o objetivo era que pudessem “beneficiar da localização em sitio calmo e dos ares” serranos. O sanatório fechou há cerca de meio século.

Sob a responsabilidade do arquitecto Eduardo Souto Moura, este edifício abandonado e degradado ganhou nova vida apresentando-se como um complexo que oferece 92 quartos (incluindo 12 suites, uma delas “presidencial”, dois quartos com “conceito spa” e dois preparados para pessoas com mobilidade reduzida) a que se juntam piscinas interior e exterior, salas de reuniões, SPA e restaurante onde podes degustar da oferta gastronómica regional de excelência.

Na Pousada da Serra da Estrela encontrarás o refúgio perfeito para uma fuga à rotina, ou umas férias plenas de sossego e rodeadas pelo ambiente natural de montanha. Além disso podes conhecer algumas das aldeias históricas de Portugal, monumentos, castelos e museus presentes nas proximidades e deslumbrares-te com as panorâmicas de outro mundo sem sair de Portugal.

Guarda: Cidade dos 5 F’s

A Guarda é conhecida pela cidade dos 5 F’s, a sua origem tem várias explicações. A mais conhecida e consensual do significado dos 5Fs diz que estes significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.

FORTE a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;

 


FARTA devido à riqueza do vale do Mondego;


FRIA a proximidade à Serra da Estrela explica este F;

 

FIEL porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
Ainda relativamente a este “F” da Cidade, é sintomática a gárgula voltada em direção a nascente (ao encontro de Espanha): um traseiro, em claro tom de desafio e desprezo. É comum ver turistas procurando essa Gárgula específica, recentemente apelidada de “Fiel”.

 

FORMOSA pela sua natural beleza.

 Assim é esta cidade cuja a origem remonta aos alvores da nacionalidade portuguesa!

Semana Santa na Guarda

A Semana Santa, na região da Guarda, encontra-se recheada de tradição e celebrações religiosas. Inicia-se no Domingo de Ramos e prolonga-se até ao Domingo de Páscoa acontecendo variadíssimas manifestações religiosas.

Na cidade da Guarda, durante este período assiste à Procissão do Senhor dos Paços que percorre as ruas históricas da cidade e às cerimónias religiosas e à Vigília Pascal na Sé Catedral.

Se te deslocares às aldeias próximas da Guarda (Aldeia do Bispo, Faia, Marmeleiro, Castanheira ou Maçainhas) podes participar nos cânticos da Encomendação das Almas (entoados por mulheres) e nos Martírios de Jesus Cristo (entoados pelos homens), durante a noite nos pontos altos das localidades.

Outra tradição a não perder nas aldeias da zona da Guarda é a Visita Pascal. O Padre, no Domingo de Páscoa, durante o período da tarde vai de casa em casa anunciar a Ressurreição de Cristo, aproveitando a vizinhança para se cumprimentar e as crianças para ganharem guloseimas.

Nas mini-férias de Pascoa aproveita para viveres uns momentos diferentes e conheceres um pouco mais das tradições desta zona da Serra da Estrela.

Exposição “Subway Life” no Teatro Municipal da Guarda

 

 

 

No período de 12 de abril a 13 de julho, de terça a quinta das 16 às 19 horas e das 21 às 23 horas, às sextas das 16 às 19 horas e das 21 à meia-noite, aos sábados das 15 às 19 horas e das 21 à meia-noite e aos domingos das 15 às 19 horas, podes visitar a excelente exposição “Subway Life”na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.

 

 

“Subway life” é um projeto que levou António Jorge Gonçalves a desenhar pessoas sentadas em carruagens do Metro. Tudo começou em Londres, onde o artista residiu durante três anos, com um exercício que consistia em desenhar a pessoa que se sentasse à sua frente. Ao regressar a Lisboa, decidiu levar o jogo a outras nove cidades: Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo e Cairo. Em 2002 foi criado o site subway-life.com, que foi premiado no Flash Film Festival, tendo recebido milhões de visitas. Em setembro de 2010 foi publicado um livro (Assírio & Alvim) que reúne um conjunto significativo dos desenhos, complementado por apontamentos sobre cada cidade.

 

 

António Jorge Gonçalves nasceu e vive em Lisboa. O seu trabalho percorre a banda desenhada, o cartoon político e as artes cénicas.

Feira Ibérica Turismo – Guarda

 

O cheiro a Primavera chegou à região da Guarda! As temperaturas amenas convidam a belos passeios e à descoberta dos recantos da natureza que despertam do longo sono de inverno. O verde está por todo o lado bem como as flores que brotam nos jardins e nos campos espalhando o seu encanto. Esta é sem dúvida uma excelente altura para vires até à Guarda!

Nos dias 1,2,3 e 4 de Maio tens razões acrescidas: realiza-se no recinto do Parque Urbano do Rio Diz, mais conhecido por Parque POLIS da Guarda a FIT – Feira Ibérica de Turismo. Trata-se de um projeto pioneiro e único, onde operadores e agentes do setor do Turismo, de Portugal e Espanha, terão a oportunidade de apresentar e promover os seus produtos, serviços e recursos. Este certame visa promover o progresso, o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o desenvolvimento económico do setor. Além disso, este evento procurará ser uma plataforma de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região transfronteiriça. Paralelamente, aposta-se num evento diferenciador com a vivência de experiências únicas de Aventura e Eco Turismo.
Não Faltes!