Arte Rupestre do Vale do Côa Guarda


Alojamento

Alojamento

Destinohttps://guarda.costasur.com/index.html

Destino

Temos o guia mais detalhado do teu destino, pelo que se procuras informação, encontraste a melhor fonte...

Autocarroshttps://guarda.costasur.com/pt/horarios-dos-autocarros.html

Autocarros

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Carroshttps://guarda.costasur.com/pt/alugar-carro-rent-a-car.html

Carros

Desmistificando: alugar um carro não é caro. Decobre o preço a que pode sair durante as tuas férias com a Costasur.

Alugar

Comboioshttp://trenes.rumbo.es/msr/route/searching.do

Comboios

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Vooshttp://vuelos.rumbo.es/vg1/searching.do

Voos

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Paque de estacionamentohttps://guarda.costasur.com/pt/estacionamento.html

Paque de estacionamento

Precisas de deixar o teu carro nalgum aeroporto?. A Costasur tem a melhor oferta do mercado, a preços sem concorrência.

Procurar Aeroporto

Ferryhttps://guarda.costasur.com/pt/ferry.html

Ferry

Procuras um ferry? Ao passar o barco digo ao barqueiro, na Costasur quase não custa dinheiro... Não procures mais, aquí temos quase todos.

Vamos pirata!

https://guarda.costasur.com/pt/as-actividades-recreativas-guarda.html

Propomos-te opções para evitar o tédio, usa o nosso motor de busca de atividades e faz algo diferente nas tuas férias!

Procurar atividades

Imágenes

Descrição

A visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa – Património Cultural da Humanidade desde 1998 - obriga-te a recuar ao Paleolítico (22 000 a 10 000 a.C.) e a descobrir sítios de arte rupestre fantásticos.

As gravuras são suportadas por superfícies verticais de xisto. A dimensão das gravuras oscila entre 15-180 cm,predominando as de 40–50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão. Os traços são largos, embora sejam por vezes acompanhados de uma grande quantidade de traços finos, que serviram de esboço ou complementavam os anteriores. Existem também gravuras preenchidas com traços múltiplos.

As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstracta. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques). Exclusivos em certos núcleos, eles podem também coexistir com caprídeos e cervídeos. Os animais aparecem isolados ou em associação, constituindo autênticos painéis.

O Parque estende-se por várias dezenas de kms ao longo das margens do rio Coa, sobretudo no município de Vila Nova de Foz Côa; outros municípios abrangidos são Figueira de Castelo Rodrigo, Meda e Pinhel.

Para visitares alguns núcleos de gravuras deves fazer marcação prévia junto do Parque Arqueológico sediado em Vila nova de Foz Côa que te disponibiliza um passeio em todo o terreno e um guia especializado em arqueologia. Os Núcleos de arte rupestre da Canada do Inferno (a partir de Vila Nova de Foz Côa), Penascosa (a partir de Castelo Melhor) e Ribeira dos Piscos (a partir de Muxagata) são os mais representativos.

No final da tua viagem ao passado vai ao Museu do Côa, um edifício que compila a história de uma arte com mais de 20 mil anos. No exterior, sente a arquitectura que conjuga os dois patrimónios mundiais, o Douro Vinhateiro e o Vale do Côa. No interior apaixona-te pelas mais de mil gravuras rupestres descobertas ao longo dos 26Km das margens do Côa. No restaurante do museu saboreia os pratos típicos e degusta os bons vinhos produzidos na região.

Nesta zona, coração do Alto-Douro, segue a Rota dos Miradouros de Foz Côa todos com bons acessos e vistas fabulosas sobre o Douro, o Côa e as encostas xistosas onde oliveiras, amendoeiras e vinhas crescem desde tempos imemoriais. Destacam-se os Miradouros de Nª Senhora do Viso (Custóias), Sta. Bárbara (Mós), S. Martinho (Seixas), S. Gabriel (Castelo Melhor), Mata dos Carrascos (Santo Amaro) e Arnozelo (Numão). O esplendor destes lugares surge com especial realce na Primavera quando as amendoeiras florescem e no Outono quando as vinhas se cobrem de folhas cor de fogo.

Em Freixo de Numão podes visitar o Museu Da Casa Grande, instalado num belo Solar Barroco (segunda metade do séc. XVIII), com mostras significativas de Arqueologia e Etnologia. No quintal anexo coexistem ruínas romanas, medievais e modernas, tendo ainda ali sido recolhidos materiais da Idade do Ferro. Na zona limítrofe da freguesia podes também visitar as villas romanas rústicas do Prazo e do Rumansil.

Uma passagem pelas quintas produtoras dos vinhos do Douro e Porto que os comercializam pode ser também uma experiencia muito agradável. Em pleno Parque Arqueológico, a Quinta da Ervamoira recebe visitantes e integra o Museu da Quinta, que retrata a região, aspectos ambientais e ocupação humana, com particular destaque para a produção do vinho, uma das riquezas desta região de Portugal.

Nos percursos, alguns deles aconselho que os faças a pé, faz-te acompanhar de uma merenda que pode ser à base de alguns dos produtos autóctones: pão e bolas toscas, biscoitos, figos secos, vinhos, azeite, mel de rosmaninho, amêndoa e doces com ela confeccionados.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Arte Rupestre do Vale do Côa Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

455Visitas

Mapa

Características

  • Cidade

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Outras páginas deste destino