Ecomuseu do Zêzere, Belmonte Guarda



Imágenes

Descrição

O Ecomuseu do Zêzere, situado em Belmonte, apresenta-se como um tributo ao rio Zezere que ali perto atravessa a planície. Encontra-se instalado na "tulha" dos Cabrais, edifício do século XVI/XVII que servia de armazém das rendas da nobre família Cabral, para sempre ligada à descoberta do Brasil. Os armazéns foram recuperados pela Câmara Municipal em 1997 e o museu abriu portas em 26 de Abril de 2001.

Neste espaço podes conhecer a morfologia dos terrenos envolventes do rio, a fauna e a flora que dele dependem ao longo de todo o percurso desde a nascente até à foz. Para tal recorreu-se a originais tanques que recriam o leito do Zêzere em diferentes locais.

Quando visitas o museu tens a oportunidade de conhecer o percurso do rio dividindo-o em 3 etapas: a Infância, a Juventude e a Idade Adulta altura em que as águas se diluem no rio Tejo, nas charnecas ribatejanas. Nesta viagem também ficas a conhecer as principais ameaças ao rio e respetivos ecossistemas.

No ecomuseu encontras ainda uma sala de exposição temporária e uma loja onde podes adquirir artigos alusivos ao museu, ao rio e à região e assim levares belas recordações para mais tarde recordares.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Ecomuseu do Zêzere, Belmonte Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

711Visitas

Mapa

Características

  • Museu

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Outras páginas deste destino