Enchidos da Guarda



Imágenes

Descrição

A matança do porco na região da Guarda foi e continua a ser um motivo de festa e reunião de familiares e amigos. No passado, a carne de suíno e seus derivados asseguravam a alimentação da família durante o ano inteiro.
Os derivados mais populares, típicos e deliciosos são as morcelas, as chouriças, os farinheiros, os torresmos, o bucho e o presunto. Um bom lugar para a degustação destas iguarias é o restaurante Belo Horizonte localizado na zona medieval do bairro de S. Vicente.

A morcela da Guarda é uma iguaria única da região feita com sangue cru, pão assente, cebola, alhos, salsa picada, gordura e uma mistura de especiarias onde domina o sabor dos cominhos. Acompanha na perfeição legumes cozidos ou salteados ou uma singular fatia de pão centeio.

Nos ingredientes das chouriças encontramos a carne da pá de porco, alho, sal, água, pimento doce e picante. Após 3 dias em vinha de alhos, esta procede-se ao enchimento das tripas com a mistura resultante destes ingredientes.

As farinheiras são fruto de pão assente migado na água de cozer os ossos do porco à qual se junta gordura derretida, cebola, pimentão doce e sal.
O bucho é um prato especial da época de Carnaval composto por chispe, orelha, focinho, rabo, ossos tenros da parte do peito temperado com água, sal, alho, pimentão doce e picante.

O enchido, tradicionalmente, é dependurado em latada junto da lareira para secar com o calor que se solta desta nas longas noites de Inverno.

O presunto da Guarda, depois de um período de salga, numa salgadeira de madeira onde é colocado em sal grosso marinho, é untado com uma mistura de colorau e azeite. Posteriormente coloca-se junto à lareira para secar. Este processo confere-lhe um sabor único.

Para confecionar os torresmos da beira, corta-se a carne da barriga do porco em quadrados. Adiciona-se vinho tinto, sal, alho, louro, colorau e piripiri. Unta-se uma frigideira com azeite ou banha e deitam-se todos os ingredientes deixando-se fritar até alourar. Os torresmos servem-se frios e vão bem com uma cervejinha. Ideais para petiscar com amigos.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Enchidos da Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

648Visitas

Mapa

Características

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Páginas semelhantes de outros destinos
Outras páginas deste destino
Etiquetas