Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira Guarda



Imágenes

Descrição

A caminho do Castelo de Celorico, encontras a Igreja de Santa Maria construída em boa cantaria de granito. Ainda que se desconheça a data da fundação da Igreja supõe-se que tenha sido uma mesquita na época árabe, tendo sido doada ao Bispo da Guarda no século XIII por Afonso III de Portugal.

Nesta Igreja aprecia os pormenores de construção relativas a quatro diferentes épocas. A fachada do templo remonta ao século XIII; a capela-Mor e a sacristia, ao século XVII. Possui uma porta renascentista ladeada de colunas jónicas com uma inscrição referindo o ano de 1796, que se acredita corresponda a uma campanha de obras que originaram o desaparecimento de algumas e a deslocação de outras sepulturas para a sacristia.

No interior do templo é de realçar o teto de caixotões do século XVIII cuja autoria é atribuída a Isidoro de Faria. Há algumas sepulturas brasonadas e algumas inscrições nas paredes com painéis de azulejo azul e branco, sinais evidentes de que sofreu profundas alterações conforme o indica a torre do norte, de construção mais recente do que a do sul.

Em frente aproveita para conhecer o Solar do Queijo e degustares o Queijo da Serra, as compotas e os enchidos da região.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

707Visitas

Mapa

Características

  • Igreja

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Outras páginas deste destino