Museu dos Descobrimentos | Centro de Interpretação Belmonte Guarda


Imágenes

Descrição

Na pequena vila de Belmonte vais encontar o primeiro museu sobre a epopeia dos descobrimentos portugueses no qual se pretende uma abordagem pedagógica, interpretativa e multimédia sobre os feitos dos navegadores de quinhentos, em especial a viagem de Pedro Álvares Cabral e a descoberta do Brasil.

Este museu permite-te conhecer e explorar de uma forma inovadora uma história com mais de 500 anos que une Portugal e o Brasil. Aqui verás abordada a chegada ao Brasil e os primeiros contactos entre portugueses e índios, a construção territorial do Brasil, a construção do povo brasileiro, os movimentos migratórios, a escravatura, para além dos principais produtos do Brasil contemporâneo e a musicalidade.

O espaço museológico, situado no Solar dos Cabrais, é composto por 16 salas, cada uma com características de interatividade distintas. As imagens, os sons, os textos, as fotografias e as animações convidam-te a integrar a viagem feita por Pedro Álvares Cabral.

A partida é dada em Belmonte, terra natal de Álvares Cabral, onde ficas a conhecer a evolução da vila desde o século XV. Na sala dos descobrimentos descobres os feitos marítimos dos navegadores portugueses desde 1415 até a chegada de Vasco da Gama a Índia em 1498. A preparação da armada de Pedro Álvares Cabral e da vida difícil que os tripulantes levavam a bordo da caravela é evidenciada numa sala onde as paredes côncavas fazem uma imitação perfeita do interior das naus portuguesas. Os perigos vividos em alto mar pela armada de Cabral, são projetados numa sala onde segues a viagem da caravela portuguesa em direção à Índia.

O final da viagem é descrito através de documentos da época e com base nos relatos que ele e os outros tripulantes fazem do primeiro contacto com as Terras de Vera Cruz. O museu dispõe de uma sala que ilustra os primeiros contactos entre os navegadores e os indígenas.

Na Sala da Palavra experiencia as dificuldades na comunicação originária entre portugueses e indígenas. O tráfico de mão-de-obra negreira é também um assunto retratado neste museu. O Corredor da Escravatura ilustra a dura realidade vivida pelos escravos durante a época dos Descobrimentos, onde testemunhas os gritos dos prisioneiros bem como a severidade exercida através do chicote.

O povo brasileiro é mundialmente conhecido pelo Samba, e numa das salas és convidado a explorar a música brasileira. A riqueza que Portugal encontrou, quando colonizou o Brasil, está retratada neste Museu dando a conhecer a diversidade de produtos originários das Terras de Vera Cruz.

A viagem termina numa sala que faz a ligação entre Portugal e Brasil, e onde também podes observar algumas obras de autores brasileiros relativas à construção social, económica e histórica do Brasil.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Museu dos Descobrimentos | Centro de Interpretação Belmonte Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

Telefone/Fax: +351 275 088 698

Url:

1144Visitas

Características

  • Museu

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Outras páginas deste destino