Santuário Senhora da Lapa Guarda



Alojamento

Destinohttps://guarda.costasur.com/index.html

Destino

Temos o guia mais detalhado do teu destino, pelo que se procuras informação, encontraste a melhor fonte...

Autocarroshttps://guarda.costasur.com/pt/horarios-dos-autocarros.html

Autocarros

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Carroshttps://guarda.costasur.com/pt/alugar-carro-rent-a-car.html

Carros

Desmistificando: alugar um carro não é caro. Decobre o preço a que pode sair durante as tuas férias com a Costasur.

Alugar

Comboioshttps://trenes.rumbo.es/msr/route/searching.do

Comboios

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Vooshttps://vuelos.rumbo.es/vg1/searching.do

Voos

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Paque de estacionamentohttps://guarda.costasur.com/pt/estacionamento.html

Paque de estacionamento

Precisas de deixar o teu carro nalgum aeroporto?. A Costasur tem a melhor oferta do mercado, a preços sem concorrência.

Procurar Aeroporto

Ferryhttps://guarda.costasur.com/pt/ferry.html

Ferry

Procuras um ferry? Ao passar o barco digo ao barqueiro, na Costasur quase não custa dinheiro... Não procures mais, aquí temos quase todos.

Vamos pirata!

https://guarda.costasur.com/pt/as-actividades-recreativas-guarda.html

Propomos-te opções para evitar o tédio, usa o nosso motor de busca de atividades e faz algo diferente nas tuas férias!

Procurar atividades

Imágenes

Descrição

Na fronteira dos concelhos de Aguiar da Beira e Sernancelhe, na Serra da Lapa, encontras o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, no passado um dos mais importantes da Península Ibérica.

Várias são as lendas associadas este lugar mágico que aqui te relato para melhor compreenderes a singularidade do lugar. A mais popular leva-nos a 1498, altura em que uma pastorinha de 12 anos, de nome Joana, muda de nascença, ao introduzir-se por entre as fendas das rochas encimadas pela grande lapa, aí encontrou uma linda imagem da Virgem, ali escondida há mais de quinhentos anos por umas religiosas fugindo a uma perseguição. A devoção e todo o carinho que a menina dedicou à imagem valeram-lhe uma especial protecção da Virgem que por milagre lhe concedeu o dom da fala. Depressa se divulgou o milagre, originando uma crescente afluência de peregrinos, jamais interrompida até aos dias de hoje.

Outra história ligada a este santuário diz que uma menina se entretinha a fiar lã enquanto pastoreava os rebanhos quando foi atacada por um enorme lagarto que aterrorizava a região. Para se salvar, atirou os novelos de lã para a boca do monstro tendo este ficado empanturrado. Levou-o então pela ponta de um fio até casa, onde foi morto e empalhado. E não há dúvida que, entre os muitos ex-votos de peregrinos, há no tecto do santuário um grande "lagarto", embora os mais cépticos digam que ele foi lá posto por um homem para agradecer à Virgem tê-lo salvo de um crocodilo na Índia.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa foi construído em 1576, pelos Padres da Companhia de Jesus; tendo posteriormente iniciado a construção do Colégio da Lapa. O culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa". Histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário com muitos ex-votos e com uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves. Não percas a oportunidade e passa entre as rochas!

A igreja, vista do exterior, ostenta uma frontaria com triângulo apoiado em duas colunas embutidas no muro frontal. Á cabeceira, por detrás do passadiço que dá para o colégio, o campanário com os dois sinos dá as horas e chama os devotos à oração. No fraguedo que dá para a zona das lavadeiras, onde borbulha uma das nascentes do rio Vouga, estão três cruzeiros graníticos, remate da via sacra de rua, constituindo um calvário rural do século XVIII.

Ao entrares no Santuário repara na cenografia bíblica que reveste os altares laterais do corpo da igreja. Ao chegares à Capela-mor atenta no altar do Menino Jesus da Lapa, revestido de trajes napoleónicos, protegido por um gradeamento de ferro e ladeado por quadros de D. Josefa de Óbidos. Quando chegares ao rochedo milagroso com a imagem da Senhora da Lapa aprecia o painel de prata e os mármores de Carrara. Na capela do Santíssimo observa o rico altar em talha joanina.

Por detrás da capela-mor encontras a Casa do Peso, por nela existirem diversas balanças onde as pessoas se pesavam com vista a entregar o mesmo peso em trigo para cumprir as promessas; neste espaço repara também no grande lagarto suspenso, um gigantesco ex-voto que testemunha o lendário milagre. Na sacristia aprecia o belo paramenteiro e seis ex-votos em pedrelas de notável interesse.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Santuário Senhora da Lapa Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

820Visitas

Mapa

Características

  • Igreja

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Outras páginas deste destino