Se da Guarda Guarda


Alojamento

Alojamento

Destinohttps://guarda.costasur.com/index.html

Destino

Temos o guia mais detalhado do teu destino, pelo que se procuras informação, encontraste a melhor fonte...

Autocarroshttps://guarda.costasur.com/pt/horarios-dos-autocarros.html

Autocarros

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Carroshttps://guarda.costasur.com/pt/alugar-carro-rent-a-car.html

Carros

Desmistificando: alugar um carro não é caro. Decobre o preço a que pode sair durante as tuas férias com a Costasur.

Alugar

Comboioshttp://trenes.rumbo.es/msr/route/searching.do

Comboios

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Vooshttp://vuelos.rumbo.es/vg1/searching.do

Voos

NO HAY RESULTADOS
NO HAY RESULTADOS

Imágenes

Descrição

Na Sé da Guarda encontras um dos mais belos monumentos do seu género, existentes em Portugal encontrando-se classificada como monumento nacional desde 1907. A sua construção remonta aos finais do século XIV, já no reinado de João I de Portugal. As obras arrastaram-se e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI, apresentando, por isso, elementos do estilo ogival, gótico e joanino, com pormenores de estilo manuelino. Anteriormente assistiu-se à construção de duas outras catedrais: a 1ª no reinado de D. Sancho I, após a transferência da sede do bispado da Egitania, pelo Papa Inocêncio III, tendo desaparecido sem deixar rasto; melhor sorte não teve a 2ª Sé edificada por D. Sancho II e arrasada por D. Fernando uma vez que se localizava fora de portas, junto à Torre dos Ferreiros e permitia a sua utilização como torreão de assalto pelos inimigos castelhanos. A actual Catedral, durante as invasões francesas, sofreu muitas danificações no seu recheio e na sua arte, especialmente nas talhas e ornamentações interiores, no coro e no órgão. Ainda assim, o estado de conservação é notável uma vez que sofreu obras de conservação: em 1898 coube ao arquitecto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projectos de restauro revivalista.


Na tua visita à Sé da Guarda aprecia o estilo de arquitetura religiosa, românica, gótica, manuelista, maneirista e barroca. Na fachada principal, o portal manuelino encontra-se ladeado por duas torres octogonais maciças e em forma de quilha na parte inferior; na fachada sul observa o portal gótico encimado por um brasão episcopal inscrito numa moldura retangular. No lado norte contempla o portal quatrocentista de arquivoltas quebradas, encimadas por um relevo de formato conopial flanqueado por dois brasões e inscrito num gablete rematado por uma arcada cega de seis arcos. Complementam a decoração exterior janelões manuelinos, pináculos nos contrafortes, gárgulas de variados tipos, platibandas rendilhadas decoradas com flor-de-lis e molduras marcando diferentes pisos.


No interior, observa as três naves, transepto saliente e cabeceira tripartida e verifica o desnível de terreno do portal principal para a capela-mor, o que obrigou a que o espaço dos tramos das naves não seja idêntico e regular, facto que atesta a qualidade do projecto arquitectónico seguido. Na capela-mor conserva-se o imponente retábulo escultórico maneirista, da autoria de João de Ruão, e que corresponde a uma hierarquia do espaço celeste. Ainda neste espaço podes observar o cadeiral barroco, com duas ordens de cadeiras ornadas por espaldares. No pavimento existem inúmeras lajes sepulcrais, muitas delas com ornamentação heráldica, datando do século XIV.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Se da Guarda Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

270Visitas

Mapa

Características

  • Igreja

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Outras páginas deste destino