Seia e Aldeias de Montanha Guarda


Imágenes

Descrição

A cidade de Seia, situada na vertente ocidental da serra da Estrela, fica a 550 m de altitude. O clima é temperado, com temperaturas moderadas no Verão e frio no Inverno, com ocorrências de neve, por vezes abundantes, nas partes mais elevadas da Serra da Estrela.

Aqui, para além de observares a beleza da paisagem e respirares o ar puro da montanha, podes visitar o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Electricidade, o Museu Etnográfico do Rancho Folclórico de Seia e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Termina o périplo no Museu do Pão onde podes deliciar-te com uma refeição fantástica baseada em receitas culinárias tradicionais.

Podes experimentar o Queijo da Serra da Estrela, o requeijão com doce de abóbora, o azeite da região, o pão centeio, a broa de milho, o fumeiro tradicional e a aguardente de medronho, tudo de excelente qualidade.

Nas ruas poderás observar as frontarias de antigas casas senhoriais, algumas brasonadas, o bulício próprio de uma pequena cidade e muitas lojas de comercio tradicional onde podes comprar variadas peças de artesanato em pele, mantas em lã, queijo da serra, fumeiro tradicional e aguardente de medronho. No final do passeio aconselho-te a descansares no Ego, uma casa antiga requalificada, onde se come uma refeição ligeira mas com muito requinte a preço simpático.

Deixa a cidade e parte ao encontro da Serra da Estrela, numa área que abrange Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Sabugueiro e Loriga. Aqui encontras um pitoresco conjunto de aldeias de montanha, alojadas em vales cavados por rios e ribeiras que têm as suas nascentes nos altos da Serra. No conjunto, constituem um local privilegiado de encontro com a natureza e possuem uma população afável, acolhedora e dona de uma sabedoria ancestral.

Nestes lugares dispões de diferentes escolhas para o lazer. Nos rios e ribeiros de águas correntes e límpidas existem zonas de banho e praias fluviais onde te podes refrescar nos dias quentes de Verão. Estes cursos de água oferecem, também, boas condições para a pesca desportiva. No relevo acidentado e nas paisagens de inigualável beleza encontrarás boas condições para a prática de atividades de aventura e pedestrianismo.

As múltiplas opções de caminhadas convidam-te a percorrer um intrincado labirinto de veredas que estabelecem a ligação entre aldeias dando-te oportunidade de observar a fauna e flora características.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Seia e Aldeias de Montanha Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

775 Visitas

Características

  • Zona

Outros sítios e alternativas Costasur

Páginas semelhantes de outros destinos
Outras páginas deste destino