Universidade Beira Interior Covilhã Guarda



Imágenes

Descrição

A história da Universidade da Beira Interior (UBI) começa no ano de 1973, quando foi criado o então Instituto Politécnico da Covilhã. Não fugindo à tradição local dos lanifícios (a cidade da Covilhã ficou conhecida como a Manchester Portuguesa pela sua longa tradição na produção têxtil), os seus primeiros alunos (143) ingressaram nos cursos de Engenharia Têxtil e Administração e Contabilidade em 1975. Em 1979 passa a denominar-se Instituto Universitário da Beira Interior, e em 1986 ganha o título de Universidade da Beira Interior.

A UBI engloba um conjunto de Faculdades, Departamentos e Centros que se estendem pelas mais variadas áreas do conhecimento, colocando a Covilhã e a região numa posição de destaque no que concerne ao conhecimento científico e artístico. Tal decorre não só do ensino ministrado mas também da investigação efectuada nos diversos departamentos e unidades de investigação.

A Universidade situa-se no interior da cidade, e é constituída por IV pólos e Bloco de Engenharias e pelo Museu dos Lanifícios. A maioria dos edifícios resulta da reconversão de antigas fábricas têxteis. O pólo I, situado junto à ribeira da Goldra (também conhecida por ribeira da Degoldra), resulta da recuperação da antiga Fábrica Real de Panos (inaugurada em 1764 por Marquês de Pombal), que entretanto também tinha servido como quartel militar. O bloco das engenharias, inaugurado a 8 de Maio de 2000, foi anteriormente a Empresa Transformadora de Lãs, conforme se pode observar na sua fachada actual. A biblioteca central, que serviu de sede aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, era originalmente a residência da família Mendes Veiga, enquanto que a reitoria resulta do restauro do Convento de Santo António, edifício do século XVI. Já o pólo IV, situado junto à ribeira da carpinteira, resulta da recuperação da antiga fábrica da empresa Ernesto Cruz, sendo por isso também denominado de pólo do Ernesto Cruz. O edifício do pólo III foi projectado de raiz para servir a Faculdade de Ciências da Saúde.

Dados de contacto

Estes são os dados de contacto de Universidade Beira Interior Covilhã Guarda para que possas fazer a tua reserva ou pedir as informações qe necessites

Telefone/Fax: 275 319 700

Url:

435Visitas

Mapa

Características

  • Monumentos

More offers

Outros sítios e alternativas Costasur

Páginas semelhantes de outros destinos
Outras páginas deste destino